sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Juca Mulato

Picchia, Menotti Del. Juca Mulato. Ed. de Ouro; 40ª edição; 95 páginas.

Dados da obra:

Juca Mulato é o caboclo simples que se apaixona pela filha do fazendeiro, num amor impossível pelo desnível social. Menotti se traduz numa linguagem colorida e sensual, buscando exaltar o mestiço brasileiro, por meio da poesia contida na obra.

Breve relato do autor:

Paulo Menotti Del Pcchia nasceu em São Paulo em 1892. Foi poeta, jornalista, tabelião, advogado, político, romancista, cronista, pintor e ensaísta brasileiro. Teve destacada atuação no movimento modernista.

Passagens:

Fascinação IV

"Tenho uma santa em casa, o seu

olhar encanta.

O olhar dela é, porém, igualzinho

ao da santa.

Quando rezo nem sei à dúbia luz

da vela

se me dirijo à santa ou se me

dirijo à ela

Esse olhar que, de meigo, é como

o olhar da corça,

tem, na própria fraqueza, a sua

própria força.

Quando o fito a minha alma enche-se

da incerteza,

que há na canoa sem dono à flor

da correnteza

Ele é tal qual o sol que indiferente

e mudo

sem saber quem aclara

anda aclarando tudo...

Mas no olhar que o fitou brilha,

constantemente

um relfexo de luz ambicionada e ausente

Eu nunca vi o mar, mas vendo

esse olhar penso

num barco que se afasta, onde

se agita um lenço...

Ou no doido terror que, em

meio de procelas,

há num casco sem leme ou

num barco sem velas...

Creio ver o meu vulto em

teus olhos tão vagos

como as sombras que espelha a

água morna de um lago

Eu bem sei que, tal qual na

líquida planície,

o meu vulto não vai além da superfície.

Fica à tona, a boiar nessa

pupila absorta

com na água parada alguma

folha morta..."



"... Por isso o que vale ir fugitivo e

a esmo

buscar a mesma dor que trazes

em ti mesmo?

Tu queres esquecer? Não fujas ao

tormento...

Só por meio da dor se alcança o

esquecimento.

Não vás. Aqui serão teus dias mais serenos,

que na terra natal, a própria dor

dói menos...

E fica, que é melhor morrer

(ai, bem sei eu!)

no pedaço de chão em que

a gente nasceu"

(trecho de "A voz das coisas")

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.