terça-feira, 5 de outubro de 2010

O guia dos curiosinhos

Duarte, Marcelo. O Guia dos Curiosinhos – Super-heróis. Panda Books; São Paulo / SP; 2006; 80 páginas.

Dados da obra:

O Guia dos Curiosinhos – Super-heróis ensina como criar seu personagem (incluindo um grito de guerra), que disfarce usar e como guardar sua identidade. Além disso, traz informações e curiosidades dos super-heróis que já existem.

Breve relato do autor:

Marcelo Duarte é jornalista e fundador da Panda Books. Atua na ESPN Brasil e escreve todas as semanas a página Curiosidade no Jornal da Tarde.

Passagens:

“Será que os super-heróis usam máscaras só para esconder sua verdadeira identidade? A resposta é não. Elas têm também um outro significado. Nas culturas primitivas, a máscara tinha sentido simbólico e era usada em rituais religiosos. Usar uma máscara significava assumir a natureza de um deus ou espírito. Foi no teatro da Antiguidade que a máscara perdeu seu sentido religioso. A máscara cômica e a máscara trágica formam o símbolo do teatro.”

“O que quer dizer SHAZAM?
É uma palavra composta com as iniciais dos nomes de seis personagens da mitologia grega: S de Salomão (sabedoria), H de Hércules (força), A de Atlas (vigor), Z de Zeus (poder), outro A de Aquiles (coragem) e M de Mercúrio (velocidade). Gritando a palavra, Billy Batson provocava um trovão e se transformava no Capitão Marvel. Ele recebia seus poderes do mago Shazam, que tinha combatido o mal no planeta por 3 mil anos.”

“Ninguém pode saber que você é um super-herói. Que tal arrumar um emprego? E daí que você não tem idade? Note que a profissão de jornalista é a preferida entre os heróis. Clark Kent, o Super-Homem, trabalhava no jornal O Planeta Diário, enquanto Peter Parker, o Homem Aranha, era fotógrafo free-lancer do Clarin Diário. O Besouro Verde era proprietário de A Sentinela Diária, Tintin e Peninha (o Morcego Vermelho) também trabalhavam na imprensa.”

“A turma de Power Rangers usa medalhões para morfar. Cada um invoca a força de um dinossauro: Jason (vermelho; tiranossauro), Zack (preto; mastodonte), Trini (amarelo; tigre-dentes-de-sabre), Billy (azul; tricerátopes), Kimberly (rosa; pterodátilo) e Tommy (verde; dragão). Mais tarde, Jason, Trini e Zack foram substituídos por Rocky, Adam e Aisha. O Ranger Verde trocou de uniforme e ficou branco.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.